Os títulos “Cadu e o mundo que não era” e “Uma menina, um rio”  chegam em Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Guatapará e Luíz Antônio, e “O Jardim de Olívia”, em Sumaré. Os três foram escritos por Lúcio Goldfarb, ilustrados por Pedro Menezes e publicados pela Editora Jandaíra. Nesta nova fase, o projeto contou com o patrocínio da Sylvamo e PPG

 

Desde 2017, quando nasceu o projeto Lendo o Mundo, idealizado pelo escritor Lúcio Goldfarb, já foram distribuídas mais de 13 mil obras para crianças de escolas públicas, especialmente na faixa etária de 6 a 8 anos. O objetivo é, aliando a distribuição à oficinas e guias didáticos, formar leitores a partir de histórias pautadas por temas atuais e importantes para o desenvolvimento infantil, como sustentabilidade, meio ambiente, diversidade, inclusão e equidade de gênero.

 

No mês de março, uma nova fase será inaugurada com a distribuição de 3 mil livros “O Jardim de Olívia” na cidade de Sumaré, nos dias 20 e 21, em quatro escolas da Rede Pública, com oficina de contação da história com a Patricia Ashanti e oficina de ilustração com o Pedro Menezes, que é o ilustrador de todos os livros do projeto.

 

A ação conta com o apoio de Marcos Coelho, da Secretaria Municipal de Educação, e patrocínio da PPG, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. A iniciativa está em linha com os objetivos da companhia de promover ações educativas nas comunidades nas quais está inserida abordando temas diversos como ciência, tecnologia e diversidade, equidade e inclusão (DE&I). 

 

“Por meio de ‘O Jardim de Olívia’, temos a possibilidade de trazer para o dia a dia das crianças a visão de um mundo mais diverso e inclusivo, o que caminha lado a lado com os objetivos da PPG que busca criar oportunidades para as próximas gerações. A história também pode servir de estímulo para cientistas que esperamos inspirar e, quem sabe, ter em nossa empresa no futuro”, diz Raquel Klemz, Líder de Comunicação e Responsabilidade Social da PPG para a América do Sul.

 

O projeto prevê também a realização de oito oficinas de contação de histórias, utilizando “O Jardim de Olívia”, com alunos de 6 a 8 anos da rede pública de Sumaré (SP). Nessa idade, o processo de alfabetização deve ser estimulado constantemente e, para isso, as oficinas funcionam como facilitadoras para introduzir a leitura na rotina das crianças utilizando a história tanto como ferramenta de aprendizado quanto para inspirar e incentivar a imaginação dos alunos.

 

Na mesma semana, outros dois títulos serão trabalhados pelos autores. Serão distribuídas nas escolas da rede pública, nas cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Guatapará e Luís Antônio, 2 mil unidades do livro “Cadu e o mundo que não era” e 2 mil de “Uma menina, um rio”.

 

Em Mogi Guaçu, no dia 22 de março, data em que é celebrado o Dia Mundial da Água, o encontro acontecerá no Boulevard Shopping, que mantem um espaço de conservação ambiental. Já no dia 23, o projeto segue para Mogi Mirim, e, nos dias 27 e 28, as atividades serão realizadas em Guatapará e Luíz Antônio, respectivamente. A ação será patrocinada pela Sylvamo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

 

“Apoiar projetos que incentivam a educação e a leitura faz parte do propósito da Sylvamo. Produzimos papel de forma sustentável para cumprir a promessa de educar, comunicar e entreter. O “Lendo o Mundo” é parte do como atuamos para fazer chegar educação para todas e todos e, assim, sermos atores ativos de transformação social. A Sylvamo se dedica e se compromete com o desenvolvimento educacional em toda cadeia do papel e essa parceria é mais uma de nossas ações”, explica Mariana Claudio, gerente de Sustentabilidade da Sylvamo.

 

Os livros

 

O Jardim de OlíviaUma menina que odeia o jardim da casa nova, mas passa a observá-lo com um caderninho em mãos e encontra abrigo em meio à separação dos pais. Como uma cientista, ela descobre o mundo por meio dos pequenos acontecimentos da flora e da fauna em seu jardim. O livro contou com uma parceria na ilustração de João Menezes Wagner.

 

Cadu e o Mundo que não era: Cadu é um menino que vive no mundo da Lua. A professora chama, mas ele nunca atende, porque está sempre desbravando mundos imaginários, explorando o espaço sideral, enfrentando monstros… E o que ele quer ser quando crescer? Inventor! Mas não um inventor qualquer. Cadu quer ser inventor de pessoas!

 

Uma Menina, um Rio: A história de uma mulher, da sua infância, da sua velhice e da sua relação com um rio para falar de vida, natureza e meio ambiente. Uma viagem poética no tempo e no espaço com ilustrações e textos fluidos como o correr de um rio.

 

Sobre os autores

Lúcio Goldfarb é publicitário por formação, produtor audiovisual por profissão e escritor por paixão. Além dos livros infantis, cria formatos de séries de TV e escreve crônicas e contos no blog Toda Unanimidade. (https://unanimidadeemvarsovia.com/

 

Pedro Menezes está envolvido com criação desde 1992. Além de pai do João, é ilustrador e designer gráfico. É também autor do livro “Caderno de Observação de um Filho” (que hoje continua como um blog) e do livro “Suki e a Ilha do Horizonte”. Também se arrisca com textos no Unanimidade em Varsóvia (https://unanimidadeemvarsovia.com/)

 

PPG

Na PPG (NYSE: PPG), trabalhamos todos os dias para desenvolver e entregar as tintas, revestimentos e materiais em que os nossos clientes têm confiado há 140 anos. Com dedicação e criatividade, resolvemos os maiores desafios dos nossos clientes, colaborando estreitamente para encontrar o caminho certo a seguir. Com sede em Pittsburgh, operamos e inovamos em mais de 70 países e registramos vendas líquidas de US$ 17,7 bilhões em 2022. Atendemos clientes dos setores de construção, produtos de consumo, industrial e mercados de transporte e de reposição. Para saber mais, visite o site internacional da PPG ou o site da PPG Brasil

 

Sobre a Sylvamo

A Sylvamo (NYSE: SLVM) é a Empresa de Papel do Mundo com fábricas na Europa, América Latina e América do Norte. Nossa visão é ser o empregador, fornecedor e investimento preferido. Transformamos recursos renováveis em papéis dos quais as pessoas dependem para educação, comunicação e entretenimento. Com sede em Memphis, Tennessee, empregamos mais de 6.500 colegas. As vendas líquidas para 2022 foram de US$ 3,6 bilhões. Para mais informações, visite Sylvamo.com.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *