
A obra, que propõe uma reflexão sobre o humano e sua forma de se relacionar, será lançada em evento gratuito, com bate-papo conduzido pela editora Adriana Maciel, da NUMA, e participação do jornalista Armando Antenore, da revista Piauí, e da artista plástica e escritora Raissa de Góes, na charmosa livraria que fica no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Sonhos, histórias, objetos, fantasias, desejos e um vocabulário inventado compõe o primeiro livro de Catarina Marques “O Ensaio dos peixes de Vênus”. Publicado pela Helvetia Édtions na Suíça, e com edição de Jannini Rosa, o livro chega ao Brasil para um evento oficial de lançamento no dia 3 de abril, na livraria Janela, no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro. A obra traz crônicas, poemas e fotografias que tratam sobre temas como a espera e a interseção entre realidade e ficção no campo das relações, incentivando os leitores a escutarem seus silêncios e, por que não, suas vozes, para então se aproximarem de si e do outro de forma mais genuína.

Para ampliar o debate sobre o tema, o livro será apresentado em forma de bate-papo, conduzido pela editora da NUMA, Adriana Maciel, uma das coordenadoras do curso de Escritas Performáticas da PUC-Rio. Para essa conversa que convida o público a habitar um mundo no qual o estranho e o extraordinário são pontos de partida, estarão presentes o jornalista Armando Antenore, da revista Piauí, e a artista plástica e escritora, Raissa de Góes, que também coordena o curso de Escritas Performáticas da PUC-Rio.
Em 2021, a autora carioca que é atriz, artista visual e pós-graduada em Escritas Performáticas pela PUC-Rio, tendo frequentado a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e a Escola Lacaniana de Psicanálise, decidiu viver a pandemia na Europa. Passou alguns meses em Lisboa, até chegar em Genebra. Em tempos de adaptação e da falta de uma área de trabalho, viu seus recortes e canetas sendo substituídos por um Iphone – câmera e bloco de notas. A fotografia e a escrita ganharam espaço e os desenhos foram se tornando cada vez mais minimalistas. Cinco anos e uma pandemia depois, nasceu “Ensaio dos Peixes de Vênus”, uma obra delicada e cortante que já está em processo de adaptação para um monólogo, com direção da atriz Ana Abbott.
Para a artista visual Anna Costa e Silva, que assina o prefácio do livro, Catarina é uma escutadora “Seu olhar caminha em busca das pequenas peculiaridades, daquilo que é absurdamente surreal no que poderia parecer ordinário. O interesse onde não se está. O sentimento claustrofóbico de testemunhar a própria existência, a forma como os ponteiros andam em círculos, aquela música que cada pessoa e só ela escuta, ou como o tédio é descafeinado“, reflete.
“É uma sensação de quem olha pelo buraco da fechadura, pelas brechas por onde entra luz, por uma persiana semiaberta, por onde quase não é possível se ver. E, diante daquilo que nos escapa à vista, imaginamos, inventamos o mundo. É nesse cruzamento entre o que existe e o que não existe que algo novo acontece“, completa.
O lançamento do livro será realizado 3 de abril, às 19h, na Janela Livraria, que fica rua Maria Angélica 171, Jardim Botânico, com entrada gratuita. Um espaço intimista e acolhedor que promove literatura, arte e conhecimento com uma ótima curadoria de títulos da literatura brasileira e obras de pequenas editoras, vale a pena conferir.
Serviço:
Evento: Lançamento do livro “O Ensaio dos Peixes de Vênus”
Data: 3 de abril
Horário: 19h
Local: Janela Livraria – Rua Maria Angélica, 171, Jardim Botânico – Rio de Janeiro (RJ).
Evento gratuito.
Preço de capa: R$ 76,00
Venda para todo Brasil pelos sites das editoras: https://helvetiaeditions.com/ e
https://numaeditora.com/
SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Criador e Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Já foi Educador Social e também trabalhou por 18 anos no setor de Inclusão Digital na Cidade de S. Paulo, numa rede de solidariedade que desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país e do mundo, um trabalho desenvolvido para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com