
Uma imersão nos sentidos e na poética única da autora, que escolheu o Rio como cidade do afeto e pertencimento. No ano em que o Rio de Janeiro é a capital mundial do livro, a Jornada Literária “O Rio em Clarice” propõe uma imersão na obra de uma das maiores escritoras brasileiras, em encontros mensais, a partir do dia 24 de março, com mediação da publicitária Raquel Oguri. Com exceção do dia 5 de julho, quando haverá uma “aula-passeio” numa van, encerrando a jornada com um roteiro afetivo em lugares marcantes da vida de Clarice Lispector, todos os encontros acontecerão às segundas-feiras, sempre das 19h às 20h30: 24 de março, 28 de abril, 26 de maio e 23 de junho. As inscrições estão abertas e os interessados podem garantir sua vaga através do WhatsApp: (21) 99840-9998.
Originalmente batizada como Haia, a autora nasceu na Ucrânia em 1910 e elegeu o Brasil como pátria, o Leme como seu porto seguro. Nas palavras da própria Clarice, em trecho da carta enviada em 3 de junho de 1942 ao presidente Getúlio Vargas como pedido de naturalização: “Tudo que fiz tinha como núcleo minha real união com o país e que não possuo, nem elegeria, outra pátria senão o Brasil”.
Saiba mais sobre o evento
Durante a Jornada Literária, composta por quatro encontros mensais, leitores e admiradores da literatura de Clarice Lispector terão a oportunidade de entender como a arquitetura, as ruas e a paisagem da Cidade Maravilhosa atravessam seus textos. Jardim Botânico, Copacabana, São Cristóvão e Centro constituem o legado “clariciano” e imortalizam as sensações únicas provocadas pela cidade.
“A jornada ‘O Rio em Clarice’ é também uma oportunidade de conectar-se com os aspectos mais humanos e universais dos textos claricianos. É um evento especialmente voltado para aqueles que amam a literatura e as obras de Clarice. Uma experiência enriquecedora, que promete atrair não apenas o público literário carioca, mas também aqueles que buscam uma nova maneira de enxergar a cidade e suas conexões com a literatura”, diz Raquel Oguri.
Serão abordados temas importantes da enigmática escrita de Lispector, tais como: “O mar em Clarice: fluidez, água e o mergulho nas sensações” e “O selvagem em Clarice: natureza, instinto e o confronto com o indomável”.
Sobre Raquel Oguri
Raquel Oguri é publicitária por formação e apaixonada pelo Rio. Autora de livros sobre memória, história das cidades e comportamento urbano, é também professora e mediadora de grupos de leitura, nos quais articula a literatura com temas como a cidade, a arquitetura e as ruas. É mestra em Literatura Brasileira pela USP e especialista em Clarice Lispector, com foco na forma como os espaços e a arquitetura dialogam com suas narrativas.
Serviço
Jornada Literária “O Rio em Clarice”
Mediação: Raquel Oguri
Local: Janela Livraria (Gávea)
Data: 24 de março, segunda-feira, das 19h às 20h30
Próximos encontros: 28 de abril, 26 de maio, 23 de junho e 5 de julho (aula-passeio)
Endereço: Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52, 4º piso
Inscrições e informações sobre valores pelo WhatsApp: (21) 99840-9998
SAIBA COMO DIVULGAR O SEU LIVRO, EVENTO OU LANÇAMENTO AQUI NA REVISTA CONEXÃO LITERATURA: CLIQUE AQUI
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Criador e Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Já foi Educador Social e também trabalhou por 18 anos no setor de Inclusão Digital na Cidade de S. Paulo, numa rede de solidariedade que desenvolve ações de promoção da vida em várias partes do país e do mundo, um trabalho desenvolvido para pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado de Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo”, “Contos e Poemas Assombrosos” e outras. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com