ENTREVISTA:
Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?
Kátia Colares Ribeiro: Comecei em 2006. Na época, fui convidada para participar do concurso literário “O Maior de Todos os Troféus”, promovido pela Grande Secretaria de Cultura da GLOMAM. Classificado, o meu escrito “Flores e Jardins” integrou a antologia “O Maior de Todos os Troféus” e, por isso, recebi medalha e diploma na Categoria Redação. A partir daí, tenho colaborado com antologias de entidades literárias, no Brasil e no exterior. Em 2015, participei das reuniões preparatórias para a fundação da Academia de Letras do Brasil (ALB-AM), onde sou membro fundadora, Cadeira de Cecília Meireles. Posteriormente, em 2018, aceitei o honroso convite para organizar e fundar, no Amazonas, uma coordenadoria da Associação de Jornalista e Escritoras do Brasil (AJEB-AM). Nesse mesmo ano, durante congresso da AJEB Nacional, na cidade de Fortaleza, Ceará, tomei posse como a primeira presidente-coordenadora da AJEB-AM. Ao longo de todos esses anos, tenho integrado várias entidades culturais. De todas, muito me orgulho de fazer parte.
Conexão Literatura: Você é autora do livro “Nosso Deus Soberano”. Poderia comentar?
Kátia Colares Ribeiro: NOSSO DEUS SOBERANO é o meu primeiro livro solo. Publicado pela BK Editora, contém reflexões baseadas na Bíblia sobre o agir de Deus na vida do povo que Ele escolheu como seu, os israelitas. Ao escrever baseado nas passagens do Velho Testamento, a minha intenção é que essas histórias sirvam de exemplos para que possamos ter atitudes condizentes com a vontade de Deus e, assim, vivermos bem aqui na Terra.
Composto por 26 capítulos, NOSSO DEUS SOBERANO traz meditações que nos orientam como reagir física, emocional e espiritualmente. Os assuntos tratados falam de organização, liderança, tomadas de decisões, estratégias, projetos, fidelidade, obediência, desobediência, vitória, derrota, pecado, arrependimento, vida eterna, e, ainda, de como a confiança nas orientações de Deus fazem a grande diferença. Deus deseja que os seus escolhidos vivam bem aqui na Terra, mas não significa que nunca terão problemas e dificuldades. O nosso Deus, tenho plena certeza, sempre estará com os seus escolhidos para orientá-los e fortalecê-los, fazendo o melhor por eles.
Conexão Literatura: Como é o seu processo de criação? Quais são as suas inspirações?
Kátia Colares Ribeiro: Quando as ideias surgem, tenho a mania de anotá-las e, a partir daí, procuro amadurecer o assunto para melhor explanar. Muitas vezes, desenvolvem-se rapidamente; outras, no entanto, demandam pesquisas para melhor esclarecimento. Acredito que o silêncio seja um dos meus maiores aliados no direcionamento e desenvolvimento dos meus pensamentos. Minha maior inspiração é a Bíblia. A propósito, a maioria dos meus escritos está fundamentada nos ensinamentos da Palavra do Altíssimo. E para escrever sobre conteúdos bíblicos é de suma importância estar em plena comunhão com o Mestre Jesus Cristo. Também escrevo contos baseados na minha vivência. Tenho ótimas lembranças da minha infância, adolescência, juventude e fase adulta. Tudo me serve de inspiração. A vida é pura inspiração para nós, escritores.
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?
Kátia Colares Ribeiro: Sim. Gosto muito dessa passagem do Capítulo 14:
Ainda hoje, Deus requer homens que estejam dispostos a travar grandes batalhas. Calebe iria enfrentar homens gigantes e nem por isso teve medo.
Quais são os gigantes que tememos? Quais são os muros que precisam ser derrubados? Quais as montanhas que necessitam ser escaladas? Não têm gigantes, muros ou montanhas que nos impeçam de realizar os nossos anseios, quando nos posicionamos como quem não teme desafios. Eles, simplesmente, transformam-se em pequenos entraves que podem ser vencidos com facilidade.
Torcemos para que os nossos jovens sintam a força vinda de Deus. Hoje, observamos muitos deles vivendo sem perspectiva. Louvamos a Deus pelos idosos saudáveis e fortes, pois, todos reconhecemos, são exemplos de quem não se deixa abater por qualquer coisa. São idosos com força de um jovem, verdadeiros “Calebes”.
Nunca esqueçamos: cada um de nós pode enfrentar qualquer dificuldade sem temor, visto que Deus é nosso aliado, grande comandante, poderoso e temível.
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deve proceder para adquirir o livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?
Kátia Colares Ribeiro: Quem desejar adquirir o livro NOSSO DEUS SOBERANO deverá entrar em contato com a autora, por meio do e-mail: kcolaresribeiro@gmail.com.
Conexão Literatura: Quais dicas daria para os autores em início de carreira?
Kátia Colares Ribeiro: No meu caso, dedico-me à leitura de bons livros, para melhorar a minha maneira de escrever e extrair ensinamentos úteis. Faço da leitura um hábito diário. Vivemos também da sabedoria, não é verdade? Se necessário, recorro a pesquisas sérias sobre o tema a ser desenvolvido. Por fim, participar de concursos e de florilégios literários são incentivos que me levam a trilhar, cada vez mais, pelos caminhos da arte de escrever.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?
Kátia Colares Ribeiro: Sim. Atualmente, estou com três livros infantis para serem diagramados. Outros três em fase de conclusão, sendo dois de reflexões bíblicas e um de conto.
Perguntas rápidas:
Um livro: BÍBLIA SAGRADA;
Um ator ou atriz: KEVIN SORBO;
Um filme: DEUS NÃO ESTÁ MORTO;
Um hobby: ESCREVER;
Um dia especial: 27 de junho de 1983, dia em que conheci o meu esposo Raimundo Colares Ribeiro.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Kátia Colares Ribeiro: Eu sempre digo que o bom escritor não se faz do dia para a noite. Ele é perseverante na sua obra, colocando no papel as suas ideias. Depois, amadurece os seus pensamentos. Aprofunda seus conhecimentos, inclusive sobre a forma correta de expressar-se por meio da escrita. Hoje, ele próprio pode formatar seus escritos e fazer uma prova impressa do seu trabalho, conhecida como “boneco” ou “boneca”. A todos, escritores ou não, deixo este recado: Confiemos em Deus, no talento que Ele nos deu e sigamos em frente. Agradeço ao Ademir Pascale, editor da Revista Conexão Literatura, por divulgar os nossos trabalhos literários. Abraços.
Paulista, escritor e ativista cultural, casado com a publicitária Elenir Alves e pai de dois meninos. Editor da Revista Conexão Literatura (https://www.revistaconexaoliteratura.com.br) e colunista da Revista Projeto AutoEstima (http://www.revistaprojetoautoestima.com.br). Fã de Edgar Allan Poe. Chanceler na Academia Brasileira de Escritores (Abresc). Associado da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Participou em mais de 100 livros, tendo contos publicados no Brasil, México, China, Portugal e França. Publicou ao lado de Pedro Bandeira no livro “Nouvelles du Brésil” (França), com xilogravuras de José Costa Leite. Organizador do livro “Possessão Alienígena” (Editora Devir) e “Time Out – Os Viajantes do Tempo” (Editora Estronho). Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs. Autor dos romances “Jornal em São Camilo da Maré” e “O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe”. Entre a organização de suas antologias, estão os títulos “O Legado De Edgar Allan Poe”, “Histórias Para Ler e Morrer de Medo” e outros. Escreveu a introdução do livro “Bloody Mary – Lendas Inglesas” (Ed. Dark Books). Contato: ademirpascale@gmail.com
Parabéns, Kátia Colares! Orgulho de fazer parte do seu grupo literário e de relações pessoais. Sucesso sempre!